Quantcast
Channel: veículo – Noticias
Viewing all articles
Browse latest Browse all 109

Check Placa: aplicativo no celular ajuda a recuperar carros roubados

$
0
0

Sabe aquele veículo que está estacionado em uma rua há dias e ninguém sabe de quem é? Caso tenha parado para pensar se ele foi roubado e abandonado, é bom conhecer um aplicativo, de utilidade pública, que faz a verificação do estado legal do carro em poucos segundos e sem riscos.

O primeiro módulo do aplicativo Sinesp Cidadão, criado pelo Serpro e gerenciado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp), é o Check Placa, que se conecta à internet para acessar os bancos de dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e consegue descobrir em poucos segundos se um carro é roubado, furtado ou clonado. Ele transforma smartphones e tablets em instrumentos para recuperar veículos.

Após instalar o aplicativo, basta digitar a placa para saber a situação do veículo. Se o carro tiver registro de roubo ou furto, aparecerá a informação destacada em vermelho. Em caso de clonagem de placa, o usuário deve observar no resultado da consulta, se as informações referentes à marca/modelo/cor conferem com o veículo cuja placa foi consultada. O interessante é que, quando algo irregular é constatado, o app dá a opção de o usuário fazer ligação (sem ter de se identificar) para a polícia.

Veja as imagens:

Se o carro tiver registro de roubo ou furto, aparecerá a informação destacada em vermelho Após instalar o aplicativo, basta digitar a placa para saber a situação do veículo

Tudo isso é possível somente indicando a placa do veículo por meio do celular ou no site do Sinesp. As placas podem ser verificadas quantas vezes for necessário, 24 horas por dia.

De dezembro de 2013 a abril deste ano, o aplicativo já teve mais de um milhão de downloads. De acordo com o Ministério da Justiça, o número de consultas também é expressivo: cerca de 300 milhões desde o lançamento e 400 mil diárias.

> LEIA MAIS

Os desenvolvedores do Serpro lembram que não é recomendável que os usuários façam abordagem ou se aproximem de veículos cadastrados no sistema com registro positivo de roubo ou clonagem de placa, devendo acionar a polícia pelo telefone 190, para que a equipe seja direcionada ao local, onde será feita a checagem das informações.

Carros recuperados

A ferramenta gratuita pretende facilitar o trabalho da polícia na recuperação dos veículos. Conforme o Ministério da Justiça, 33 mil carros desaparecidos já foram recuperados e devolvidos aos verdadeiros proprietários, conforme o Ministério da Justiça. O levantamento de carros recuperados em Fortaleza ainda está sendo feito.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), de janeiro a novembro de 2013 foram contabilizados 5.803 roubos e 2.627 furtos de veículos em Fortaleza. As regiões com maior índice de roubos são Parquelândia (236 casos), Messejana (225) e Mondubim (173).

O número total dos 11 meses (8.430), se comparado aos 12 meses de 2012 (7.118) ainda representa aumento de 18,43%.

Próximos passos

De acordo com o Ministério da Justiça, para ampliar o acesso de cidadão a dados da segurança pública, o próximo passo será lançar um aplicativo que checará se cidadãos possuem mandados de prisão emitidos em seu nome. A ideia é oferecer os dados para ajudar na troca de informações entre as polícias de vários estados.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 109